Foram encontrados 24 registros para a palavra: Hospital da Mulher

Hospital da Mulher investe em equipamento inédito na rede pública

Hospital da Mulher (HM), que será inaugurado nesta segunda-feira (9), recebeu mais de R$ 40 milhões de investimentos do Governo do Estado em estrutura física e equipamentos. Entre os destaques estão oito carros de anestesia Dräger GS Premium e um sistema de ar-condicionado laminado, no bloco cirúrgico, que serão importantes para salvar mais vidas.

Segundo o engenheiro clínico Antônio Duplat, o carro de anestesia “é um dos melhores do Brasil. Na Bahia, nós temos apenas aqui no Hospital da Mulher. Durante a cirurgia, ele é responsável pela manutenção da vida do paciente. O anestesista cuida da sedação e monitora todos os sinais vitais do paciente, para garantir que a cirurgia seja bem-sucedida. O carro com essa tecnologia garante uma precisão maior na administração dos anestésicos e no acompanhamento dos sinais vitais”. 

Foto: Pedro Moraes/GOVBA
Carros de anestesia Dräger GS Premium são destaque no hospital 
(Foto: Pedro Moraes/GOVBA)

Sobre o sistema de ar-condicionado com fluxo de ar laminado, a coordenadora do Bloco Cirúrgico do Hospital da Mulher, Janine Vilela, ressalta que “ele é todo digital, o que facilita para que a pressão positiva não tenha interferência da pressão do lado de fora da sala cirúrgica. Quem entrar e sair não vai trazer o ar contaminado para dentro do bloco. Com isso, o índice de infecção cai para praticamente zero”. ..

Rui inaugura Hospital da Mulher nesta segunda-feira

Na segunda semana do mês de janeiro o governador Rui Costa inicia a agenda com novidades na saúde e inauguração de obras no interior do estado. Às 11h, da segunda-feira (9), Rui participa, no Comando do 2º Distrito Naval, no bairro do Comércio, na capital baiana, da passagem de Comando para o Vice-Almirante Almir Garnier Santos.

Às 16h, o governador inaugura o maior hospital do Norte e Nordeste especializado no atendimento à saúde da mulher, o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, localizado no Largo de Roma, em Salvador. A unidade prestará assistência nas áreas de ginecologia e mastologia, além do atendimento na área de reprodução humana, oncologia e situações relacionadas à violência sexual. A equipe é composta por 125 médicos, 200 profissionais de apoio administrativo e logístico e 350 trabalhadores da área assistencial. Com investimento superior a R$ 40 milhões, entre obras e equipamentos, este será um centro de referência para a saúde faminina, atendendo pacientes de todas as regiões do estado...

Bahia:Hospital da Mulher fará cirurgia de reconstrução mamária

No Hospital da Mulher, que será inaugurado na próxima segunda-feira (9), no Largo de Roma, em Salvador, dez leitos são dedicados à cirurgia. Entre os procedimentos previstos está a de retirada do câncer de mama. Quem passar pela cirurgia, seja na unidade ou em outras instituições de saúde no estado, terá a oportunidade de fazer a reconstrução da mama. 

A reconstrução da mama após a retirada de um câncer é um procedimento que atualmente tem a demanda reprimida, de acordo com o coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital da Mulher, Guilherme Queiroz. Segundo ele, a unidade vai realizar este processo da reconstituição tardia e também o de reconstituição imediata. "Vamos fazer a retirada do câncer pela equipe de mastologia e, ao mesmo tempo, a equipe de cirurgia plástica faz a reconstituição. Com isso, as pacientes não se sentirão mutiladas". 

O coordenador lembra que "uma paciente sem mama, muitas vezes, não consegue se enxergar como uma mulher. Este hospital vem com este apelo, para a gente atender a esta quantidade grande de pacientes que já estão sem mama e outras que vão fazer o tratamento". 

Guilherme Queiroz ainda explica que o câncer é uma doença complexa e a autoestima da paciente é decisiva no tratamento. "Temos várias estratificações e estágios no caso do câncer de mama. Algumas mulheres precisam de rádio e quimioterapia, mas outras não. Certas mamas podem ser constituídas imediatamente e outras não. Mas a mulher sentir que tem a perspectiva real de ter a mama reconstituída ou de já sair com a mama reconstituída causa nela uma força positiva que melhora muito o tratamento"...

Artes gráficas e paisagismo humanizam o Hospital da Mulher

Um grafite tamanho gigante, das artistas Sista Kátia e Nila Carneiro, ocupa uma parede externa inteira do Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador. Outro painel produzido por Bel Borba, com 462 imagens de mulheres, uma em cada azulejo, e um jardim suspenso compõem a decoração planejada para caracterizar a unidade de saúde como um lugar dedicado à saúde das mulheres. A partir do dia 9 de janeiro, o hospital vai oferecer atendimento especializado, desde o atendimento ambulatorial até a internação, bem como tratamento de câncer e cirurgia.

Sobre a obra na parede da unidade, a grafiteira Sista Kátia destaca que “o grafite tem resistido no tempo, deixou de ser apenas aquela arte marginalizada e tem ocupado outros espaços públicos, não somente as ruas, como é o caso aqui do Hospital da Mulher. Estar no Hospital da Mulher é maravilhoso. O equipamento em si já é uma vitória, porque é necessário ter uma política pública que olhe para a saúde das mulheres. Para mim, que venho da periferia, fazer um trabalho em um hospital público voltado para as mulheres é incrível”...